Punção e Biópsia guiada por Ultrassonografia


O que é a punção?
A Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) guiada por ultrassonografia, é utilizada principalmente em lesões da tireoide e linfonodos.
Por intermédio deste procedimento é possível obter células de uma lesão (vista na ultrassonografia), que serão analisadas com o auxílio de um microscópio, pelo médico patologista, com experiência em citopatologia. O exame é relativamente simples e rápido, após realizar desinfecção da pele e anestesia local, introduz uma fina agulha até a lesão e aspira algumas células da região. Tudo isso é feito com o controle preciso pela ultrassonografia, em tempo real, que permite identificar muito bem a agulha de punção e as estruturas do local, para evitar quaisquer complicações.
Tipos de punção realizadas:
-Punção por agulha fina da tireoide
- Biópsia de próstata
Como é o procedimento?
- O paciente é posicionado na cama de ultrassom na posição adequada para realização do procedimento.
- O local adequado para punção é avaliado antes de se fazer a antissepsia (limpeza) do local de punção.
- Nos casos que seja necessário, é realizada anestesia local para a passagem de agulha de biópsia.
- Durante todo o procedimento, o médico que realiza a a biópsia orienta e explica o necessário para melhor realização do procedimento.
Orientações para o procedimento de punção:
- Caso você tenha realizado exames prévios, pedimos para trazer os exames anteriores para que a equipe médica possa fazer uma avaliação mais completa do seu caso.
- Se você use medicação anti-coagulante, AAS ou similares, é orientado, junto com o seu médico, suspender o uso por um período específico, a fim de que se diminua o risco de haver sangramentos.
- Pedimos pelo menos 2 horas de jejum para a realização do procedimento.